segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Espelho

Olho o espelho...nele o que vejo? Uma senhora, cabelos brancos, olhos cansados, rugas na face....
Quem é esta pessoa, por onde andou?, com quem viveu?, por quem chorou?....
Não lembro de ver o tempo passar assim, mas ele passou, e não foi só pra mim....
Passou pra mim, pra você, pra todos nós....Mas como assim?
Onde eu estava quando ele, o tempo, se foi? não lembro, será alzaimer? amnésia? esquecimento?...
Ou simplesmente não vi o tempo passar porque não me preocupei?
Porque escolhi ser feliz o tempo todo, e passeei pela vida como uma criança passeia pelo jardim?
Será que não notei a passagem do tempo, porque me ocupei brincando com as crianças da minha familia?
Porque resolvi dançar sempre que ouvisse uma música? ou porque resolvi rir de mim mesma quando faço algo engraçado, ou até mesmo bobo?
Não sei....Só sei que o tempo passou, passou não, ele voou....Voou e eu nem vi...
No espelho não vejo só um rosto enrugado....Analisando os vincos da pele posso ver por detrás os jovens traços, suaves, serenos, de uma jovem senhora....Sim uma senhora jovem que viveu amores, desamores...sonhou alguns sonhos......realizando uns, outros não....Vejo uma senhora que teve o tempo em suas mãos e o usou com sabedoria....viveu, chorou, amou....foi alguém feliz.....
Olhando mais profundamente, posso até mesmo rever aquela moça de vinte e poucos anos... que muito sonhou e pouco realizou....que perdeu tempo pensando no que faria amanhã e não aproveitou o hoje, ontem dela.....Tanto quis ser feliz, que foi e não notou....viajou para alguns lugares, enquanto sonhava com outros....findou um curso, sonhando com outro....beijou uma boca, ansiando por outra....essa pobre/rica moça que tudo fez nada aproveitou, pela ansia infinita dos jovens que tudo querem, tudo desejam e pouco vivem, e depois que o tempo passa é que notam como foram felizes, aí aprendem a viver verdadeiramente......
E se firmar bem os olhos no espelho, posso notar a presença da mocinha, de rabo de cavalo, sorriso largo, confiança em tudo o que faz.....se escondendo tímida por detrás das marcas do tempo, lá está ela....atrevida, confiante, entre quinze e dezoito, sendo a dona do mundo, aquela que sabe tudo....conhece todos os segredos da vida. Nada há entre o céu e a terra que ela não explique. Que não entenda....oh mocinha danada, pode tudo e tudo pode....e crê que pode até permanecer jovem, passe o tempo que passar....e ela tem razão, porque, apesar das marcas que o tempo me deixa no rosto, no corpo, minhalma permanece como aquela criança que girava feito louca brincando de ciranda- cirandinha....de pega-ajuda, policia-ladrão......jogando cinco marias, empinando pandorga, soltando pião, jogando taco....nada mudou...exceto o tempo que passou....mas ainda lembro das canções de roda, das estórias pra dormir...do gosto da mamadeira....ainda lembro de meus pais me chamando na porta dos fundos porque estava na hora de entrar, e tudo o que eu queria era continuar andando de bicicleta na "esquina".
É o tempo passou....mas com certeza pra mim, pouco mudou....Alguns dizem que sou louca....não sei....só sei que sou feliz assim......

Nenhum comentário:

Postar um comentário